Álbum de Fotos

sábado, 15 de janeiro de 2011

Santiago


Plaza La Moneda
Chegamos a Santiago, a viagem transcorreu na maior normalidade, o avião cheio e com muita turbulência. Como estávamos viajando na direção oeste, assistimos um dos mais logons por-do-sol, levou umas 4 horas.
Santiago é uma cidade com ruas largas, limpa, com prédios antigos e novos, porém mantendo uma harmonia interessante, possui muitas praças amplas e bem cuidadas e arborizadas. Ficando a sede do governo bem no meio da cidade.

Algumas observções intessantes da cidade em nossa visita;
1- No dia que cheguei, dei uma volta na cidade, a pé, a meia noite, vi alguns jovens, não estava muito movimentada, era uma terça-feira, mas aparentemente não tem a insegurança do Brasil
2- A moda é mundial, como consequência da globalização, os jovens e as mulheres se vestem com a mesma moda do Brasil, observamos nos cortes de cabelo do Restart e nas sadálias que cobrem o tornozelo. Assim o mundo caminha muito para uma unificação dos valores, pensando nisto, vejo que os filmes que assistimos, os livros que lemos, a música que é escutada, principalmente por nossos filhos, é igual, formando assim uma cultura universal.

Edna e Tonhé no Mercado Central
 3- Nos museus visitados, sempre temos exposições sobre o Salvador Allende, mostrando que o golpe militar existiu, e que foi retirado do poder ilegalmente, nos museus encontramos também muita arte recente, mostrando a vida de hoje e a arte de hoje, museu não é só para coisa velha.
4- O controle sanitário para entrada de alimentos é muito forte, em virtude dos Andes, eles possuem uma barreira natural do seu eco-sistema, assim controlam rigorosamente a entrada de alimentos, plantas, animais..
De modo que mostramos logo algumas barras de cereais que tínhamos na bolsa.
5- Quase não vimos shopping-center, o comércio é no centro com ótimas lojas, possuindo várias ruas de pedestres, lembrando a Alemanha, que por menor que fosse a cidade, ela possuia uma rua de pedestres, onde se concentrava boa parte do comércio, lá havia uma restrição grande a construção de Shopping-Centers, aqui no Chile não sei.
Jovens em campo na frente do Museu de Arte Contemporânea
6- Observamos também nos diversos parques citados acima, que é um costume, vários moradores deitados na grama, descansando, conversando ou namorando...., coisas que normalmente não vemos no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário